sábado, 4 de junho de 2011

Serra da Peneda – Branda do Baraçal

(Chã do Couço – Cabanas de Poços – Alagoa – branda do Baraçal – mariola do bosque da Esganadinha – branda de Lamelas – branda do Rodrigo – Lordelo – Chã do Couço)


Extensão – 10,7 km
Data -- 2011-06-02

          A carta militar, denomina-a por branda do Baragal. Os pastores dão-lhe o nome de branda do Baraçal, pelo que adoptamos a denominação nativa. Localiza-se não muito longe da branda de Lamelas ( branda de gado da freguesia de Cabreiro ), em frente da   branda do Rio Covo. As encostas talhadas a pique da corga das Cavadas, separam-nas, mas o íngreme caminho de ligação, ainda é visível. Foi branda de cultivo e pertence ao lugar da Igreja, da freguesia do Sistelo.
          Para lá chegarmos, partimos das alminhas do Couço, caminhando pelo GR da serra da Peneda até às cabanas de Poços. Continuamos a  corta mato através da  vegetação rasteira, numa zona de arrasamento e de transição para as zonas mais elevadas. A branda em completo declínio, abrigava algum gado que habilidosamente conseguiu entrar para o interior das cabanas, todas em falsa cúpula. Daquele local, desfrutando-se, uma magnífica paisagem, talvez a de maior profundidade, de todas as brandas do Sistelo.
Continuamos a caminhar na direcção do mariola do bosque da Esganadinha, superlotado de gado devido ao calor. Um touro cacheno, avisou-nos de que não éramos bem recebidos, pelo que continuamos para a branda de Lamelas. O caminho entre estas duas brandas, perde-se no meio dos fetos até à primeira cabana, perto da corga de Lamelas.
          À tarde, regressamos pela branda do Rodrigo, descendo por sul até à cisterna, com alguns troços muito fechados, terminando nas alminhas do Couço.


































         

Sem comentários:

Enviar um comentário