sábado, 25 de junho de 2011

Serra do Gerês - De Fafião à Lagoa do Marinho

(Fafião – Fojo do Lobo – Alto de Palma – Fojo de Alcântara – Lagoa(s) do Marinho)


Data ---  2011-06-23
Extensão --- 21,3 km


            Da Portela do Monte até ao fim do estradão, são cerca de 3,4 km. A partir daí, não há propriamente caminho, mas há “mariolas” e paisagens magníficas. Avistam-se as Sombrosas, adivinham-se ainda os vales da Touça e das Fichinhas. A Rocalva e a Fraga Negra, sobranceiras ao vale do rio Fafião, vão por sua vez, adquirindo diferentes perfis, à medida que progredimos. Dos cimos, avistam-se para nascente, as encostas onduladas da Cabreira, Alturas do Barroso, e uma ou outra aldeia barrosã.
            O percurso passa junto a dois fojos do lobo, com paredes convergentes, merecedores de uma paragem, até porque a zona envolvente é de uma beleza sem par. O primeiro fica à volta de 5 km da portela. O segundo, é designado na carta militar por de Fojo de Alcântara. Tem o poço orientado para as Portas do Abelheiro, e localiza-se muito perto do estradão florestal que se dirige para o Porto da Lage. Sendo ambos de paredes convergentes, traduzem o espírito comunitário do povo barrosão. As suas paredes estão ainda de pé, sendo difícil observar os poços, devido à vegetação.
            O encontro com aquele estradão, desperta-nos para o circo glaciar de Cocões do Concelinho, cabeceira do vale do Couce e também para o majestoso perfil do Borrageiro. Almoçamos junto à Lagoa de maior cota, regressando sensivelmente pelo mesmo caminho.
































 

Sem comentários:

Enviar um comentário