terça-feira, 5 de outubro de 2010

Caminhos Ruralidade Trilho Mosteiró


Extensão - 12,2


Data ----- 2010.10.02
 
 

          Este percurso por terras de Cerdal, em pleno Alto Minho, utiliza velhos caminhos desta freguesia e também de Taião, que fica a maior altitude protegida pelo monte de S. Lourenço.
          Em tempos mais recuados os romeiros utilizaram-nos no mês de Setembro para mostrarem a sua fé à senhora de Mosteiró. Com efeito, num mosteiro do século XIV, da Ordem Franciscana, veneravam também o sepulcro de Frei João de Basto, falecido em 1575 com fama de santo.
          O mosteiro data de 1392 e foi reconstruído no século XVIII, em estilo barroco. Actualmente está num adiantado estado de ruina com excepção da igreja.
          A diversidade de paisagens durante a caminhada, alternando entre os casais e campos de cultivo com as bouças a cotas mais elevadas, onde o lavrador minhoto se abastece de lenha e outros materiais para o complemento da faina agrícola, mostra a face bucólica e a ruralidade do percurso.
          Tanto caminhamos pelas poldras, como logo a seguir estaremos numa calçada onde as "rilhas" dos antigos carros de bois persistem para sempre, ou junto a um ribeiro, utilizando o " caminho de inverno".Sem esquecer a cascata da Grova, é um passeio agradável que se inicia junto à igreja de Cerdal onde muito perto dela, "jaz" o lagar indisponível devido aos requisitos ambientais dos tempos modernos.
          Se fizer como nós, pode aventurar-se fora do trilho e ir à descoberta deste mundo rural que está sempre pronto a surpreender-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário