terça-feira, 19 de outubro de 2010

Serra da Peneda - Trilho do Brandeiro




Extensão - 16 km*
Data -----2010.10.14
          Os pastores da zona planáltica do Alto Vez, onde os concelhos dos Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço se encontram, desde meninos que abraçaram a dura vida de brandeiros.
          A emigração, a desertificação e a falta de apoios aos "mais pequenos" têm conduzido à extinção da Transumância.
          O percurso liga através de caminhos de brandeiro e antigos estradões florestais as brandas do Covelo e Mourim. Com início e fim muito perto da Srª. da Guia, atravessa uma zona planáltica onde está instalado o parque eólico.
          O caminho a partir deste, está tomado pela carqueja e mato, tornando-se mais fácil fugir ao trilho e descer para a calçada que nos leva aos caminhos para o Covelo, a partir da torre mais afastada.
          A vista para o vale do rio Mouro em dias limpos é soberba e surpreendente. Os bosques mistos alternam com os pinhais plantados pela "antiga floresta". Mourim merece uma visita mais demorada.
          Um pouco depois desta branda, há a possibilidade de encurtar caminho, fugindo ao estradão, mas o atalho exige perna firme e bons pulmões.
          No nosso caso, o percurso chegou aos 16 km ( o trilho é +/- de 13,5 km) porque alguém se lembrou de perder(?) a máquina fotográfica, obrigando-nos a retroceder. Esforço inglório, pois a máquina não aparecia, uma vez que  estava bem guardada no bolso do polar do seu proprietário.


Sem comentários:

Enviar um comentário