terça-feira, 19 de outubro de 2010

Serra da Peneda - Trilho do Alto Vez



Extensão - 15,8 km
Data ----- 2010.10.16

(Stº. A. V. de Poldros-Arieiro-branda do Outeiro-rio Vez-Pardelhas-Lapinheira-Costa do Salgueiro-branda do Furado-Srª da Guia – Stº. A.v. de Poldros)

          Belíssimo percurso de montanha que iniciamos em Stº. António de V. de Poldros, com uma travessia do rio Vez, na zona onde desvia o curso para Sul, depois de receber os ribeiros da Aveleira e Vidoeira. Juntou-se ao grupo o - Quico montanhista - um rafeiro da zona, que nos acompanhou durante o percurso, a troco de alguns mimos e comida.
          No local da travessia o caudal era considerável, e não houve outra solução senão descalçar os butes. O Quico, deu o exemplo seguido do pára-quedista, que conseguiu saltar, e gozou à brava da margem esquerda. Fartou-se de esperar pelos outros cromos e a cena até teve direito a vídeo.
          Talvez impressionado com o que viu, e desconfiando das nossas capacidades, o rafeiro começou a marcar o caminho, não fosse acontecer algum azar, e ter que regressar a casa de barriga vazia. Com efeito, até ao rio apenas tinha mastigado uma bolacha, caída do bolso dum avarento montanhista.
          A parte do percurso mais dura inicia-se com a travessia do rio até ao fim da Costa do Salgueiro. Os mariolas, um pouco envelhecidos e alguns parcialmente derrubados continuam no entanto a marcar o caminho, indiciando no entanto que aquelas paragens não são muito frequentadas.
          Depois do " esse " na zona do Outeiro Gordo, atravessa-se uma pequena ribeira, e o percurso torna-se menos exigente do ponto de vista físico. A descida a partir do  “miradouro”  donde se avista o Furado e o curso mais elevado do Vez,  tem troços com muita pedra solta, lembrando o caminho para os Carris.
          O Quico, quando se apercebeu que estava em casa, desapareceu sem se despedir, quem sabe, talvez desanimado com o que comeu. Portou-se porém muito bem, apesar de na parte final, ter começado a fraquejar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário