sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Serra da Peneda - Trilho da Mistura das Águas

(Várzea - M.das Águas - Tibo - Cerqueiral - Costa da Cabaninha - Branda das Ínsuas - Várzea)


Extensão - 14,6 km
Data ----- 2010-10-21

          Partindo do lugar da Várzea, segue-se por caminho sobranceiro ao ribeiro de C. Laboreiro ( neste lugar da freguesia do Soajo chamam-lhe rio da Várzea ) até à Mistura das Águas. Era o itinerário para Tibo e daqui à srª. da Peneda. Utilizavam-no sobretudo os romeiros da zona do Lindoso e lugares mais afastados do Soajo. No topónimo Mistura das Águas, onde o Rio da Peneda, se junta ao C. Laboreiro, o caminho roda para NW até Tibo, sem sobressaltos. Claro que o sobreiral da Fraga das Pastorinhas não passará despercebido a todo o caminheiro que faz este percurso.
          Em Tibo, optámos por visitar o aldeamento e seguir um velho caminho ( há porém outro mais íngreme, encurtando o  percurso ) que nos leva muito perto do " Miradouro". A passagem por este lugar da Gavieira, permite tirar belas panorâmicas para Rouças, Gavieira,S. Bento do Cando e Baleiral. Com um pouco de  atenção, consegue-se observar, "pertinho do céu" a branda das Buzgalinhas.
          No miradouro é altura de fazer zoom para o vale da Peneda. Até este local são perto de 10 km de trilho e nove quase sempre a subir. Para regressarmos à Várzea, continuamos para SE pelos caminhos do Cerqueiral e mais abaixo pelo caminho de pé posto que corre entre a Encosta da Pena Redonda e a Costa da Cabaninha, servindo a branda das Ínsuas. A partir daqui o piso melhora, não apresentando qualquer dificuldade até ao ponto de partida.




Sem comentários:

Enviar um comentário