sábado, 21 de julho de 2012

Serra do Soajo – Alto da Pedrada e Outeiro Maior.


(Murça, Urzeira, branda da Cova, curral do Pedro, VG da Pedrada, corga da Vagem, alto da Derrilheira, poulo do Muranho, Naia, Adrão, branda da Bordença, Murça).

Distância percorrida ……………cerca de 20,1 km.
Data …………………………………..….2012.07.18



    Excelente e duro percurso, onde o calor apertou. Até perto da branda da Urzeira são cerca de 4 km a subir.
   Ao chegarmos à branda da Cova, encontramos a fonte sem água, pelo que devíamos ter passado pela branda da Urzeira, onde a nascente raramente seca. A travessia da ribeira de João Cão, também não pôde ser feita no local do costume, bastante fechado, com muita vegetação. Tivemos de encontrar novo local para a travessia, mais perto da nascente e depois fugir ao mato que vai subindo pela encosta. Desta linha de água até ao VG são cerca de 3 km sempre a subir.
   Até ao curral do Pedro não existe caminho, pelo que convém não perder cota. A  espaços aparece o rasto de um antigo trilho, que o mato ou a urze obriga a abandonar. A partir daquele curral, é procurar o caminho mais “limpo” até ao Alto da Pedrada, onde os animais se refugiavam do calor, protegidos pela estrutura que aloja as células fotovoltaicas. Fomos almoçar ao cortelho da Pedrada, cercado de urze.
   Descemos para o cortelho da corga da Vagem (na carta corga da Baja), atravessando-a muito perto da nascente. Subimos a encosta até  um dos miradouros naturais do Outeiro Maior.
    Continuamos a caminhar na direção do alto da Derrilheira, descendo em seguida para o poulo do Muranho onde finalmente enchemos os cantis, na sua nascente.
    Depois deste local de pastagem, continuamos a descer passando no poulo da Ferrada, Naia e Adrão. Finalmente, apontamos à branda da Bordença caminhando até à casa abrigo (?) da branda de Murça.


























Sem comentários:

Enviar um comentário