quinta-feira, 19 de julho de 2012

Caminho Português de Santiago


9ª Etapa

Padrón . Milladoiro



Estamos quase lá!!!
Hoje partimos em direcção à cidade dormitório de Santiago, Millhadoiro e que, da primeira dista apenas 6 kms. Por isso a última etapa será um pequeno passeio.
Antes de começarmos a caminhar, uns foram ao mercado para se abastecerem dos famosos “Pimentitos de Padrón (que uns picam e outros não)” enquanto outros foram ao café e os mais sequiosos, talvez com saudades da passada semana, foram cumprimentar o maravilhoso sumo de maçã fermentada, que logo pela manhã escorregou e trouxe uma frescura extraordinária a quem a bebeu e até deu mais ânimo para o caminho.
Já com algum atraso em relação ao planeado, rumamos a Iria Flávia e depois de uma curta visita inclusive ao túmulo de Camilo José Cela (prémio Nobel da literatura do ano de 1989) , dirigímo-nos para a Esclavitude.
No caminho, cruzamo-nos com um verdadeiro peregrino que de Valência peregrinou para Santiago, depois para a Costa da Morte (Muxia e Finisterra) seguidamente para Roma, voltou a Santiago e por fim, depois do dia 25 deste mês seguirá para Valência onde finalizará a peregrinação. E já lá vão 14 meses de caminhos! Também de um contentor do lixo trouxe o seu companheiro de viagem, um cachorro que tinha por destino o triste fim, a morte, cuidou dele e fez dele o verdadeiro cachorro peregrino!
Depois da Esclavitude escolhemos o nosso local para almoçar e por coincidência encontravam-se aí os nossos amigos peregrinos o Alberto Santolaya Moretto e o cachorro. Claro está que almoçaram conosco. Tiveram sorte porque havia no nosso meio um aniversariante, o Manuel Soares e por isso houve no final bolo e champanhe.
Por curioso já na passada semana almoçaram conosco dois coreanos, a quem nós chamamos por malandrice os irmãos Fu e Khu e o engraçado foi quando, logo que chegaram, “alguém” tentava estabelecer diálogo com o Fu enquanto outro “alguém” oferecia de comer ao Khu. E com o verdadeiro espírito peregrino demos de comer a quem tinha fome.
O resto do caminho a partir da Rua de Francos, foi mais penoso para os menos habituados a  temperaturas de verão e os bosques que outrora existiam até bem perto de Milladoiro e nos sombreavam o caminho, infelizmente tudo foi consumido pelos incêndios florestais.
Chegados a Milladoiro adiantados em relação ao previsto com cerca de duas horas, as saudades de Padrón começaram-nos a martirizar e para acabar com o sofrimento tivemos de pedir ao condutor que esquecesse a auto-estrada e nos levasse pela nacional até àquela terra que tão bem nos acolheu para nos despedirmos dos pimentos e do líquido escorregadio e refrescante proveniente de maçãs espremidas e abatocadas em barril.

































Sem comentários:

Enviar um comentário