quarta-feira, 11 de julho de 2012

Caminho Português de Santiago


8ª Etapa
Caldas de Reis – Padron


Distância percorrida……………..19,9 Kms
Data…………………  ...…..………2012-07-07
Seria de estranhar se o tempo estivesse bom, pois, como sempre estava chovoso. No entanto quando chegamos a Caldas de Reis tivemos tréguas e se tivemos de utilizar o guarda chuva, foi por uma ou duas vezes.
Hoje tivemos a grata surpresa de uma nova companheira de viagem, a Ariana que passou a apelidar-se de Laurindinha pois é um nome mais português e carinhoso. Também a sua mãe e pelo mesmo motivo, é apelidada de Laurinda.
Saímos de Caldas de Reis pela ponte romana Bermaña,  depois de uma curta visita à igreja de S. Thomas Becket. Logo a seguir à capela de S. Roque fomos em direcção às veigas do rio Bermaña caminhando ao seu lado durante uns quatro quilómetros.
Passadas as veigas chegamos a Santa Maria de Carrazedo com paragem obrigatória para visita à igreja e também se aproveitou para carimbar pela segunda vez a credencial.
Aqui em Carracedo tivemos de fazer um atravessamento de estrada num local onde o perigo espreita e deve ser feito com toda a atenção. A partir daqui e durante algum tempo ladeamos uma via rápida para logo a seguir, em, O Pino, nos embrenharmos pelo bosque, ladeando o rio Valga até o atravessamento deste último onde aproveitamos para almoçar num refúgio aí existente.
Neste local tive o grato prazer de rever um amigo que já não via há uns tempos e fez a surpreza de aparecer, o Jorge Rodriguez Suarez, com quem calcorreei várias centenas de quilómetros pelos Caminhos de Santiago.
Embora convidado para comer do que levávamos fez questão de ir almoçar a Pontecessures e aí marcamos encontro para seguirmos todos até Padrão.
Chegamos com meia hora de atraso ao combinado com o Jorge, mas adiantados umas duas horas em relação ao previsto da nossa chegada. E já que estávamos em Padron e tínhamos tempo, teríamos de comer uns pimentos fritos (os famosos "pimentitos de Padrón que uns picam e outros non") regados com a saborosa cidra de barril. E em harmonioso convívio terminamos mais uma etapa, desta vez ainda mais próximos, talvez a uns vinte e um quilómetros do destino.
























Sem comentários:

Enviar um comentário