terça-feira, 29 de maio de 2012

Caminho Português de Santiago - 5ª Etapa


5ª Etapa
O Porriño – Redondela


Distância percorrida …..18,5 Km
Data…………..….….26/05/2012
Penso que o acordo que fizemos com o S. Pedro terá que ser revisto porque durante a semana está mais ou menos bom tempo e ao sábado esta sempre de chuva ou então é algum peregrino que tem tantos pecados que só com estas benzeduras se expiam.
Partimos de Redondela com chuva para que a nossa recordação desta vila seja bem molhada. Chegamos a chover e partimos também a chover.
Depois do café da praxe metemos pés ao caminho em direcção da Capela das Angústias e logo de seguida para a Igreja paroquial de Sta. Eulália de Mós. Seguimos por alcatrão pois não havia outra alternativa, O terreno também era pior pois era a subir.
No bar “O Alpendre”, em Mós, o Luís Loureiro fez sair à cena uns “Eusébios” e uns “Almendrados” para cobrir o nosso deficit de açúcar. Quais “peixinhos”, quais “almendrados” das Irmãs Clarissas! Se a esses demos nota dez aos do Luís Loureiro demos um merecido 19. Carimbamos a credencial e retemperamos forças para o resto da subida que se prolongaria até Santiaguinho de Antas.
Já bem perto desta localidade demos por falta de dois elementos do grupo e como não sabíamos a razão deste atraso, resolvemos parar e esperar que chegassem. Estragamos tudo!  Como tínhamos uma aniversariante connosco resolveram comprar um ramo de flores  e lá se foi a surpresa!
Chegados ao local do almoço desta vez, além das especialidades gastronómicas começaram aparecer as Vínicas repartidas pelas várias regiões. Vinhos da Régua do Vale do Tejo, do Sado, do Alentejo e por fim Champanhe para acompanhar o bolo que serviu para festejarmos os “18” aninhos da Giselda. Por fim apareceu o imprescindível bagaço para destruir qualquer possível bactéria que pudéssemos ter ingerido.
À nossa menina os nossos parabéns  que reforçamos e esperamos que se cumpra o verso que o Diamantino cantou:

PARABÉNS, PARABÉNS,
PELOS ANOS QUE FAZ.
QUE OS CONTE ATÉ 100
PARA VER SE É CAPAZ.

Depois da festança há que começar a caminhar porque há horários a cumprir. Embora sem vontade, começamos. Como “a descer todos os Santos ajudam” iríamos ser ajudados até Redondela. Logo à saída de Santiaguinho passamos pelo Miliário, (“Milionário” no dizer da A…), que marcava a Via XIX e que ligava Braga a Astorga. Depois da chicória a que chamavam café (ai que saudades do café português),  chegamos ao Chão de Pipas e daí já se avistava Redondela. E foi só descer!
Na entrada da Vila, com a sede a apertar, tivemos que a matar com cidra, ao mesmo tempo que a vista descansava naquele sinalzinho que só meia dúzia tiveram o previlégio de ver. Até parecia um sinal vindo de Santiago para nos compensar e agradecer o esforço da jornada!







































Sem comentários:

Enviar um comentário