1ª Etapa
Barcelos – Ponte de Lima
Distância percorrida.........................35,4 Kms
Data..............................................31-03-2012
Para caminhar ou peregrinar até Santiago, nada melhor do que estabelecer o ponto de partida no local mais lendário do Caminho Português, a cidade de Barcelos.
Aqui, segundo a lenda, deu-se o milagre que Santiago fez ao peregrino. Tendo sido condenado à forca livrou-o da morte ao sustentá-lo pelos pés.
Como o transporte nos deixou junto da igreja do Senhor da Cruz e esta encontrava-se aberta, começamos com a azáfama de carimbar a Credencial de Peregrino.
No Padrão do Senhor do Galo, fizemos questão de nos deixarmos fotografar e de partir, no dizer da Gisela, para “a aventura”.
Feita a visita ao Paço dos Condes de Barcelos (local que é digno de ser visitado bem como a área envolvente) partimos em direcção de Vila Boa. O ritmo da marcha era bom e como sempre os apressados seguiam na frente, talvez para receberem um prémio por chegarem primeiro, deixando o grupo partido em dois o que é lamentável.
Reagrupamos na Igreja do Tamel onde comemos uma bucha para recuperar forças e continuar a marcha. Houve uma breve paragem na ponte das Tábuas e o almoço foi servido na capela de S. Sebastião de Poiares. Houve de todas as iguarias excepto o famoso bacalhau da Taverna do Afonso. Aqui ninguém se importava que tivesse havido o milagre !
Retemperadas as forças e depois do merecido descanso continuamos a marcha para tomarmos a bica no café que fica em Vitorino de Piães. Aqui já estava a ser penoso para alguns pois com mais dificuldade caminhavam. Não pela dificuldade do caminho mas sim pela sua extensão. Que o diga o companheiro L. L. que caminhou com o verdadeiro espírito de sacrifício e chegou ao fim. É de valente !
Depois de duas breves paragens e muito qulómetro percorrido chegamos finalmente à vila de Ponte de Lima. A sede apertava e nada melhor do que umas (putinhas) malguinhas de verde na “Tasquinha das Fodinhas” conhecidíssima pelo famoso “Cardápio de Márcia” que já foi televisionado por todas as estações de TV do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário