quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Serra da Peneda – Trilho da Portela do Lagarto.

(Portelinha, Coutadas, Aguieira, Portela e alminhas do Lagarto, Porto Ribeiro, Lamas de Cima, Porto dos Cavaleiros, Portelinha).


Extensão ------ 17,9 km
Data ------- 2011-10-15

            Com um belo dia de Outono e uma brisa maneirinha a ajudar, partimos da Portelinha em direção às Coutadas.  Cruzamos com o trilho que vem de Lamas de Mouro para C. Laboreiro, prosseguindo para a Agueira.
            Caminhando por entre um bosque de “Pinus Sylvestris” e  algumas manchas de folhosas, dobramos o V.G. da Aguieira, local onde atingimos a cota mais elevada do percurso. Segue-se uma descida até ao ribeiro de Tieiras, muito perto da estrada asfaltada, que liga o Soajo a Lamas de Mouro.
            A partir daqui, invertemos o sentido da marcha acompanhando o rio Mouro, que nasce no Lagarto. O trilho singra pela margem esquerda do rio, com uma ligeira subida até às alminhas da portela do Lagarto. Continuamos por entre bosques, até Porto Ribeiro.
            Atravessamos o rio Mouro numa velha pontelha, apontando a Lamas de Cima. Até ao Porto dos Cavaleiros o percurso tem ligeiras oscilações de cota, correndo por vezes entre lameiros.
            Depois de atingirmos o marco de fronteira nº 2, iniciamos a dura subida até ao lugar de Portelinha. Este trilho tem contrastes extremos, entre as belas paisagens que as folhosas nos proporcionam nesta época outonal e a dureza agreste das fragas. Autênticos campos graníticos, de intensa fraturação, onde os carrascos têm dificuldade em medrar.
            O “track” deste trilho foi carregado no Wikiloc pelo João Vieira que nos fez companhia, tendo-se aproveitado as alminhas do Lagarto para a respetiva foto de família.  
























Sem comentários:

Enviar um comentário