sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Serra d´Arga – De Santo Antão à "Cumeada Eólica"

(Capela de Santo Antão – pontão do Lobo – Fontainhas – calçada do Portão do Lobo – Alto da Portela – Alto da Fonte da Urze – Fonte da Urze – Alto da Faia – Alto do Colo – Meijão de Água – Capela de Santo Antão)


Extensão – cerca de 13,5 km
Data ----------- 2010.12.16

          Com um belo dia de sol, e algum frio à mistura, atravessamos o regato da Fraga, subimos as Fontainhas e pela velha calçada que alguns denominam por “ Portão do Lobo” atingimos o Alto da Portela.
          Fugindo ao estradão do parque eólico, prosseguimos a corta mato até ao Alto da Fonte da Urze. No alinhamento desta cumeada de contornos suaves, está instalada a maioria dos aerogeradores, desde 2006. As torres têm 80 metros de altura e o comprimento de cada pá é de 42 m. A produção anual ronda os 71,6 GWh o que equivale a ano e meio de consumo de energia eléctrica no concelho de Caminha. Com este investimento, poupam-se cerca de 50 mil toneladas/ano de emissão de gases, que seriam libertados para a atmosfera pela queima de combustíveis fósseis.
          É notório a formação de geoformas e vegetação rasteira, denunciando a acção do vento e explicando a razão da localização daquele investimento na linha de cumeada. Pequenas manchas de pastagens naturais pobres, associam-se ao mato rasteiro e a núcleos muito reduzidos e dispersos de pinho bravo. A paisagem que se avista para NE é porém magnífica.
          Entre o Alto da Portela e o da Fonte da Urze, ainda se encontram alguns mariolas “seniores” e um abrigo pastoril, sobranceiro à Fonte da Urze. Descemos até ao estradão florestal que abandonamos perto do Alto da Portela. Um pouco depois do entroncamento de caminhos, arranca uma velha calçada que circunda o Alto do Campo Redondo e permite fugir ao péssimo piso do estradão florestal, que vem dos lados da Chã Grande.
          Derivamos para Arga de Baixo, utilizando a calçada que contorna o Alto da Faia e Alto do Colo. Prosseguimos a marcha por um antigo estradão que ficou por concluir, sobranceiro ao CISA. Descemos para as Eirinhas, atravessamos o Meijão de Água e o pontão do Lobo, para atingirmos finalmente a capelinha de Santo Antão, terminando desta forma a nossa caminhada.
          Não podíamos despedir-nos da serra, sem a habitual visita ao senhor Horácio. Cumprida esta formalidade, arrancamos para Viana do Castelo, prevendo para breve nova actividade para estas bandas.

 




Sem comentários:

Enviar um comentário