(Santo Antão - colmeias dos Chousos - moinho das Pombas - cascata - moinho Velho - Varziela - poldras - ponte do Carro - moinho de Baixo - cascata na rib. da Arga - Corga - Senhora da Rocha - cascata de Penas - caminho d´ante-quedas - fonte da Salgueirinha - ponte das Traves - Gandra e moinhos - pontão do Lobo - Santo Antão).
Extensão – 14,8 km
Data ------- 2010.12.11
Todos sentimos que o ritmo da modernidade, não se ajusta a qualquer processo que se identifique com a salvaguarda de experiências e vivências do passado. O dever de recordar é porém, necessário e imprescindível, com vista a não esquecermos os traços peculiares da nossa identidade e memória colectiva.
O património de raiz popular, esquecido e abandonado, tem vindo a perder os seus testemunhos devido ao processo de desertificação e abandono de práticas agrícolas, que durante uma eternidade desenharam e moldaram a paisagem.
A nossa marcha não é mais do que um itinerário pelo património construído, recordando muitos destes marcos, que gozam agora um silêncio tranquilo, em locais onde impera o bucolismo, mas também o esquecimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário