segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Serra Amarela - Caminhada ao Penedo do Encanto

Serra Amarela - Caminhada ao Penedo do Encanto
( Parada - Bouça do Colado - Lajes )

Extensão - 5,3 km
Data ----- 2010.11.04

          Partindo da cidade de Viana do Castelo bastante tarde, não pudemos ir visitar o que pretendíamos. Optamos então por uma visita à Bouça do Colado, onde se situa um conhecido complexo rupestre. A rocha que ocupa a posição mais central ( há mais 7 em seu redor ) dá-lhe o povo de Parada o nome de Penedo do Encanto ou Penedo das Sete Cabeças. No passado foi objecto da visita dos Ciprianistas, que procuravam partir o penedo e quebrar-lhe o encanto.
          Não é difícil lá chegar, pois o percurso está marcado e permite até uma volta maior, com visita aos moinhos de Parada. Ultrapassamos a Bouça do Colado continuando encosta acima na direcção das Lajes para vermos como estava o caminho de ligação à Chã do Couto. A ponte sobre o rio de Mulas, que apresenta um símbolo muito especial ( há quem afirme que também aqui se faziam baptismos semelhantes aos da ponte da Misarelha no Barroso ).
          Um pouco mais à frente daquela ponte, há o desvio para Oeste do caminho que vai aos moinhos de Parada e o do que sobe na direcção do Sul, direito ao estradão que liga o Bugalhedo à Chã do Couto.
          A conversa com alguns populares, atrasou-nos bastante, não sendo possível devido ao adiantado da hora ir muito mais além. O caminho tem alguns atractivos, nomeadamente o Pelourinho, a eira comum com os típicos espigueiros de Parada, o Tribunal, a cadeia e a casa da Cãmara do antigo concelho do Lindoso que merece uma visita.
          As gravuras situam-se entre o final do Neolítico e a idade do Bronze. Quem optar por regressar pelo mesmo caminho, pràticamente sempre a descer, tem na sua frente a imponência da serra da Peneda coroada com os cabeços da Pedrada e Outeiro Maior, e largas vistas para os lados do Soajo e a zona galega. 




Sem comentários:

Enviar um comentário