segunda-feira, 28 de junho de 2010

Serra da Peneda – Carralcova – Lombadinha e branda de Azevedo



Extensão – 8,8  km
Data – 2010.06.16

     Na encosta Oeste da serra da Peneda, fora dos limites do PNPG, abrigam-se diversas comunidades rurais de montanha, onde o pastoreio teima em resistir, a par com diversas actividades agrícolas, onde sobressai a cultura de sequeiro na branda de Azevedo.
     O percurso que efectuamos teve início no lugar da Igreja em Carralcova passando pela branda de Azevedo e caminhando em direcção à Lombadinha, acompanhando os muros dos campos, construído com o granito da região.
     Um pouco antes de atingir este último núcleo rural, é necessário atravessar nas poldras um pequeno regato, que nasce entre o alto da Cerqueira Grande e  o alto da Portelada.
     O regresso até Oucias faz-se sob a protecção de um extenso carvalhal que acompanha a margem direita do ribeiro de Porto Avelar. É necessário atravessar este ribeiro, tarefa que não deve ser fácil no Inverno. A partir do local da travessia sobe-se gradualmente até novo núcleo rural, denominado Oucias. Durante esta parte do percurso duas antigas cabanas de pastores em falsa cúpula, dão-nos as boas vindas à medida que abandonamos o carvalhal da margem esquerda. Nesta última povoação pode observar-se o moinho e a calçada, desviando para chegar ao ponto de partida num pulo.





















































Sem comentários:

Enviar um comentário