Serra do Oural - Nascente do rio Neiva, Mamoa do Talefe e vale da encosta poente (Armada, Bogalheira, Talefe, Nascente do Neiva, Mamoa do Talefe, Coto Grande, Monte da Rua, Teixugueira, Porto Bom, Armada)
Distância percorrida - cerca de 15,5 km
Data 2012.01.14
O dia não estava para grandes passeios, mas nem uma previsão pouco amiga nos fez desistir dos nossos objectivos. A serra do Oural ou monte Oural como lhe chama o povo, localiza-se no Maciço Hespérico, também designado por Maciço Antigo ou Maciço Ibérico, na subzona Galaico-Transmontana, onde predominam as rochas graníticas. Com vales amplos e largos é enquadrada a Norte pela bacia do Lima e a sul pelas bacias do Cávado e Homem. Perto do Talefe, tem a sua cabeceira o rio Neiva, cuja nascente se situa um pouco abaixo, na encosta poente, onde predomina o granito de Braga. Não muito distante, a cota mais elevada, localiza-se a Mamoa do Talefe, que apresenta nítidos sinais de ter sido violada.
Partimos da Armada, continuando até ao VG pela encosta do Eido de Baixo, com um tempo carregado. Nos caminhos da Bogalheira, apareceu a chuva, que foi com o grupo até ao cimo da serra.
Depois da visita à nascente, guiada pelo Oliveira, grande conhecedor do rio Neiva, continuamos até à mamoa. Retomamos a caminhada pela encosta Nascente muito fustigada pelos incêndios. A espaços lobrigava-se o castelo da Nóbrega, Mixões da Serra e um pouco da serra Amarela. O flanco NE da serra é de longe o mais belo, com os campos em socalcos protegidos pelos bosques de carvalho roble. Desta encosta ainda conseguimos avistar a serra d´Arga e a cidade de Viana, com muito esforço, devido à nebulosidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário