segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Serra da Boulhosa



Distância percorrida … cerca de 17,3 km
Data …………..........………. 2012.01.21



            Quem no dia 21 de Janeiro, preferiu o conforto dos lençóis, perdeu uma excelente oportunidade para conhecer a serra da Boulhosa, ampla rechã aplanada, privilegiada varanda, que rasga um horizonte sem limites desde as terras de Riba Minho até às cumeadas das serra da Anta e da Peneda.
            Território montanhoso predominantemente granítico, onde ocorre uma considerável mancha de granodioritos, estende uma das encostas até à serra do Extremo, albergando no seu seio um extenso carvalhal, e diversos monumentos dolménicos explorados em 1905 por José Leite de Vasconcelos.     
            Encastrado no granito de Monção, ergue-se o Castle Koppie do castelo da Penha (ou Pena) da Rainha, cabeça de julgado de um extenso território no período da reconquista, com  foral atribuido pelo rei Bolonhês. A esforçada subida até ao topo, é recompensada com as mais belas paisagens. Na sua vizinhança, fica o castelo das Furnas, também este cabeça mãe de um julgado medieval, assente no granito porfiróide de Monção.
            Partindo da Colónia Agrícola, descemos a encosta NE na companhia do imenso carvalhal e de outras folhosas, rodando progressivamente para Oeste, até atingirmos o caminho que nos levou ao castelo da Penha da Rainha. Fazendo uma pequena pausa junto à humilde capelinha de S. Martinho, subimos ao topo do esporão, onde é notório os encaixes das estruturas de suporte da torre de menagem. O local reúne diversas geoformas, que mereceram a nossa atenção, antes de progredirmos até ao povoado do Grandachão.
            Depois das últimas casas, o caminho acompanha-nos na longa subida até à Chã das Pipas, outro magnífico miradouro para os vales de Riba-Minho e Galiza. Encetamos o regresso a meia encosta, passando perto do VG do Cárdio, ora com ampla visão para NE, ou mergulhando no pulmão verde das resinosas, que fazem companhia aos imensos caminhos e pequenos trilhos que rasgam a montanha.




































Sem comentários:

Enviar um comentário