domingo, 25 de setembro de 2011

Cabanas da Amarela – Serra do Gerês

( Fafião  – ponte da Matança – cabana da Amarela – Prado Lã – Pousada – Salgueiro – ponte sobre o Toco – Fafião ).

Extensão – cerca de 15,6 km
Data -------------- 2011.09.22


            Atravessarmos o rio Toco na ponte da Matança. Depois de ultrapassada a laje da Figueira, tomamos a direcção da cabana da Amarela.
            É um nunca mais acabar de penedia, palmilhando um estreito caminho de cabras, onde por vezes há dificuldade em perceber o caminho. Paisagem a perder de vista, onde o relevo atinge várias tonalidades e formas caprichosas. O vale do Toco rasga esta uniformidade, mostrando-nos as margens escarpadas. Os Bicos Altos acompanham-nos durante parte da subida até à cabana da Amarela, situada num pequeno alvéolo da serra. Deste curral, distingue-se em dia limpo, o do Lagarinho, que não lhe fica muito longe. Da vezeira nem vestígios.
            Continuamos pelo lombo da montanha à procura do trilho que vai para a Rocalva, observando a espaços, a fita do rio do Laço, que corre, a caminho da Touça. Depois de encontrarmos o trilho da vezeira, descemos até ao Prado Lã e daqui até à Pousada.      
            Regressamos a Fafião passando pelo curral do Salgueiro, fazendo a travessia do Toco na ponte mais recente, subindo a custo até à aldeia.






































Sem comentários:

Enviar um comentário