domingo, 12 de setembro de 2010

Serra do Gerês - Fafião - Trilho da Construção Popular



 
                                                             Extensão - Cerca de 8,5 km

                                                             Data ----- 2010.09.11

          Iniciamos o percurso junto da ponte da Pigarreira sobre o Toco. Atravessamos o rio pela ponte pedonal caminhando em direcção ao cabeço do Espeto. Continuamos a subir até à Chã de Touro de Trigo e daqui até ao curral do Salgueiro, onde paramos para descansar um pouco. Descemos pela Corga de Carnicente ( os pastores chamam-lhe Corga Seca ) em direcção à ponte da Matança, observando as várias posições que tomava a Lage da Figueira relativamente ao "esses"do trilho.
           Atravessado o rio de Fafião ou Toco, começamos a subida para Fafião. Paramos no Penedo Terrão para observar o vale de fractura do rio, que corre lá em baixo e as suas piscinas naturais. Curioso o termos deparado até esta altura do percurso com alguns pequenos núcleos de Freixos e muitos medronheiros, na escosta da margem esquerda.
          Fomos subindo ao encontro do estradão parando na aldeia para tomar a bica. Continuamos pelo Fojo do Lobo e atalhamos para a estrada alcatroada que abandonamos no desvio para o Lagar de Azeite. Atravessamos o Toco, passamos pelos antigos marcos que delimitam a Mata Nacional ( MN ) e evitamos a subida pelo Sobreiral da Ermida, contrariando o folheto do trilho, por razões mais que evidentes. Prosseguimos pela estrada alcatroada até à ponte da Pigarreira, observando a um considerável núcleo de Freixos nas duas margens do rio, na zona dos moinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário