quarta-feira, 24 de junho de 2009

Da ponte da Pigarreira à meda da Rocalva

Grau de dificuldade – Moderado / Alto
Extensão do percurso: 15,5 kmTipo: Paisagística - Ecológica – Cultural
Data : 2009.06.20



Surgiu a oportunidade de efectuarmos uma visita à meda da Rocalva, local que não visitávamos há bastante tempo. Por comodidade, iniciamos o percurso na ponte da Pigarreira e seguimos serra acima, utilizando um trilho que vai cruzar com o estradão florestal que serve uma ampla rechã da serra. Deste local, derivámos para o curral da Pousada.













Até ao curral da Pousada é sempre a subir, continuando a ascenção até à cabana do prado Lã.





O caminho está muito bem referenciado pelos mariolas, pelo que a orientação está muito facilitada.







Continuámos a subida até uma pequena portela que nos dá uma ampla visão para o valo do rio do Laço e para o vale do rio Toco, distinguindo-se perfeitamente o estradão que desce da Lagoa do Marinho para o Porto da Lage.






Descemos então para o curral do Videirinho ultrapassando um pequeno “portelo” construído em pedra, para evitar que o gado fuja das imediações do curral. Subimos a corta-mato até à meda da Rocalva. A paisagem que se desfruta deste local é maravilhosa. Os currais do Videirinho e da Rocalva, tinham imenso gado aquando da última visita. Desta vez nem rasto de gado ou de pastores. Descemos em direcção ao curral da Rocalva e almoçamos á sombra duma velha carvalheira, escoltados pela Roca Negra e pela meda da Rocalva, o mais bonito “peitinho” da serra do Gerês.
















Depois de almoço, fomos espreitar o trilho que vai na direcção dos prados do Conho, e de imediato iniciámos o caminho de regresso. Entre o curral do Videirinho e o prado Lã, cruzámo-nos com quatro caminheiros que se dirigiam em sentido inverso. Fomos descendo lentamente, fazendo um pequeno desvio para arranjar o melhor ângulo para fotografar a cabana do curral dos Bicos Altos, onde aqui sim, se via a vezeira. Continuando a fazer caminho, fomos encher os cantis à nascente que fica perto da cabana da Pousada, parando um pouco para descansarmos, já que fazia um calor intenso.






Após a chegada à ponte da Pigarreira, ainda tivemos tempo para dar uma refrescadela nas poças do rio Toco.

Sem comentários:

Enviar um comentário