sexta-feira, 10 de maio de 2013

Serra do Gerês – Pé de Medela, Messe, Conho, Mourô



Extensão do percurso…………..cerca de 15,2 km
Data………………………………………2012.05.04

            Foi um magnífico passeio pela serra, sempre em bom ritmo, já que o grupo era reduzido ( Maka..., Bicho, Curioso e Diana). Perto dos Carris de Maceira faziam-se os preparativos e limpeza dos trilhos para a vezeira, pela gente de Rio Caldo.
            A subida ao longo da encosta é áspera, mas recompensada já no topo, pelo aparecimento do perfil inconfundível do Pé de Medela. O Maka…, mais aventureiro, tentou progredir por norte, deparando com lages verticais, que o obrigaram a regressar. Enquanto esperávamos, fomos dando uma olhadela para o vale encaixado do ribeiro do Forno e mais além, para a rechâ dos Prados Caveiros.
            Continuamos para a Messe, caminhando pelo sopé da penha de Albas, observando a depressão dos Prados da Messe. Junto à parte mais recente da cabana, aproveitamos para efetuar uma pausa, conversando com a gente de Vilar da Veiga, atarefada nos preparativos para a subida da sua vezeira.
            Mais tarde, fomos espreitar o vale glaciar das Fichinhas, regressando pelo curral do Conho e subindo à zona aplanada da Lomba do Pau. Na Chã da Fonte metemos ao Mourô, terminando no ponto de partida.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário