quinta-feira, 30 de maio de 2013

Serra Amarela – da Ermida à Louriça.

(Ermida, Bilhares, Lomba, “Bentozelo”, Louriça, Rio da Perdiz, Chão do Couto, Porto da Laje, Bilhares, Ermida).

Extensão do percurso……………cerca de 18 kms
Data……………………………………2013-05-25

Depois da branda de Bilhares, derivamos para o curral da Lomba. A travessia do ribeiro da Cova fez-se sem problemas. Após a subida da encosta, atingimos aquele curral, com o seu forno e ainda uma cabana em falsa cúpula. É um bom local para observar o fojo de “Martiguime”, que fica à nossa direita para quem está virado para a Louriça, ou a branda do Braçal que fica para a nossa esquerda, a uma cota superior. Do mesmo lado do fojo, distinguem-se ainda os currais do Corisco e mais acima o do Colado da Porta.
Continuamos a jornada, acompanhando o ribeiro da Frieira, tentando escolher o melhor local para descermos à corga, com vista a nova travessia. Se não foi fácil efetuar a travessia do ribeiro, mais difícil foi subir a encosta. Na junção de alguns afluentes com a linha de água descobrimos vestígios de uma cabana em falsa cúpula, muito perto da margem esquerda.
A custo, fomos procurando o curral de “Bentozelo”. Daqui, avista-se muito bem a cumeada, que já não lhe fica distante, pelo que resolvemos fazer uma pausa.
Mais tarde, prosseguimos até ao cimo da serra, fugindo onde era possível à vegetação.
No regresso, em pleno estradão florestal, muito perto das antenas, surgiu-nos um numeroso grupo de javalis, que ao avistarem-nos, fugiram para os lados do Ramisquedo.
Abandonamos o estradão, descendo pela encosta do jardim d´Armada, procurando o curral que fica junto ao rio da Frieira, prosseguindo até à Chão do Couto. Esta zona aplanada da serra, local de pastagem onde as cabanas são circulares (na Amarela designam-se por fornos), pertencem a dois lugares do Lindoso.
Até às poldras do rio do Porto da Laje, é um pulo. Terminamos na sertaneja aldeia de S. Silvestre da Ermida, depois de passarmos a branda de Bilhares.