segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Serra do Gerês – Trilho do Vale do rio do Laço.



( Fafião + Pousada + Prado Lã + Estreito + Vale do rio do Laço + Touça + P. da Lage + Fafião ).



Distância percorrida...................cerca de 16,5kms Data……………………………………2012.09.08


Percurso mais curto pelo prado Lã, onde encontrei a Dorita e fomos a caminhar até ao “Estreito”. Como ela é uma profunda conhecedora desta serra, ainda aprendi os nomes de alguns locais. Separamo-nos no “Estreito” -  eu fui na direção do vale do rio do Laço e ela para o Coução. Os mariolas a partir do Estreito guiaram-me até ao ponto de descida para o vale.
Evitei mudar de margem e após encontrar a passagem, foi rota batida até à cabana da Touça, onde esperava encher o cantil. Porém a fonte que me tinha abastecido uma semana antes estava seca. Consegui encontrar este precioso líquido no trilho “Inca” num tubo de PVC, preparado para abastecer quem passa.
            O carvalhal do vale do rio do Laço é magnífico e talvez mais composto do que o das Sombrosas. Subi o trilho “Inca” com a brisa da montanha a aconchegar-me a mochila, lá fui caminhando até ao encontro dos malditos estradões que ligam à aldeia de Fafião, onde terminei.









Sem comentários:

Enviar um comentário