Distância percorrida ……. Cerca de 12,9 km
Data ………………….........……. 2012.02.04
Para o dia 4 de Fevereiro, agendamos uma caminhada na serra da Anta. O dia nasceu e manteve-se muito frio, mas não nos impediu de iniciar o percurso a partir da Portela de Alvito, apesar do vento Leste que soprava da parte da manhã.
A serra da Anta, separada da Peneda pelo rio Vez, que corre entre encostas escarpadas, é apesar de tudo, formada por várias chãs e zonas aplanadas, onde em tempos muito recuados, foram instalados diversos monumentos pela cultura magalítica. O seu topónimo, reflete isso mesmo, dado o número significativo de antas, que na serra existiram, muitas delas destruídas pela abertura de caminhos ou plantações florestais.
Fugindo à encosta onde está instalado o parque eólico, dirigimo-nos para os Coutos Aguçados, série de cristas acima dos 600 metros de altitude, com magníficos bosques a envolverem-nos por Norte. Rematamos a marcha, caminhando pela Costa da Ponte, observando as brandas de Crastibô e Alhal, sobranceiras à ciclópica escadaria formada pelos socalcos que descem até ao rio, fruto do empenho, do esforço e do sacrifício de várias gerações do povo do Alto – Minho.
Sem comentários:
Enviar um comentário