Distância percorrida .12,8 km
Data................2011.12.23
Quem da cidade de Viana se dirige para a vila de Ponte de Lima, qualquer que seja a estrada utilizada, identifica com facilidade, os montes de Geraz. O seu “castelo” qual pião invertido encravado no soco granítico, destaca-se na suavidade do seu perfil longitudinal, sentinela vigilante das encostas e vales que o rodeiam.
Juntamente com a serra da Nó, formam e protegem dos ventos marítimos o fértil vale da Facha. Para o lado oposto, em conjunto com o monte da Padela, criam o anfiteatro natural, onde se abriga o extinto concelho de Geraz do Lima. A encosta virada ao mar tem sido fustigada pelos incêndios, onde os sinais de desertificação são evidentes. A encosta nascente tem sido martirizada com menos frequência; apresentando-se mais frondosa e agradável de percorrer, nalguns setores.
Como ponto de partida escolhemos a capela da senhora da Rocha, junto ao castro de Santo Estêvão, na Facha. Subimos até às Lagoelas, continuando pelos caminhos da Chã do Castelo, para depois subirmos ao V.G. O esforço da subida vale pela magnífica paisagem que se desfruta. Regressamos por poente, contemplando o humanizado vale da Facha, apontando ao lugar da Torre e daqui para Gondim, onde terminamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário