Extensão – cerca de 11 km
Data ---------- 2011.04.06
Data ---------- 2011.04.06
Entre Junho e Julho de 2002 tivemos oportunidade de percorrer a via Imperial da Geira, ou seja a via militar nº XVIII do Itinerarium de Antonini, desde Braga até à Portela do Homem, progredindo mais tarde pelo país vizinho. Foram excelentes jornadas, com especial destaque para a beleza do caminho e da paisagem,a partir de Santa Cruz da Geira.
Este percurso é porém diferente, não só em extensão mas também, porque se efectua em circuito fechado, com partida e chegada junto à capela de S. Sebastião da Geira. Denominado - Trilho da Geira - percorre as milhas XV e XVI nos terrenos de S. João da Balança e integra ainda as milhas XVII e XVIII, agora no território da freguesia de Chorense.
A parte do percurso, que faz a ligação entre as milhas XVIII e XV, impõe a descoberta de um ambiente rural, onde predomina o minifúndio, com a vinha em latada à moda de Braga, drenado por uma complexa rede de inúmeros cursos de água, que brotam das encostas sobranceiras, da serra de Santa Isabel.
Cada milha tem um painel descritivo, com abundante informação. A marcação do percurso apesar dos incêndios está em bom estado entre as milhas XVIII e XV. Quanto à ligação entre elas, como é sabido, a engenharia romana evitava grandes oscilações de cota, pelo que facilita a descoberta do caminho aos menos experientes.
Sem comentários:
Enviar um comentário