domingo, 30 de janeiro de 2011

Serra d´Arga – Marcha pela Encosta Sul.

(Montaria – Santa Justa – fojo – calçada – Srª. do Minho – Chã Grande – Outeiro do Homem – “brandinha” – C. G. Folrestal – Fonte da Cavada – Encosta do Curral – Montaria ).


Extensão – 16,4 km
Data -----29.01.2001

          A  encosta  Sul, acompanha a margem direita do rio Lima. Permite um excelente passeio e belas vistas quer a partir do Alto da serra, como também doutros locais.
          Da Montaria até ao montículo onde está a capelinha de Santa Justa, a paisagem da Ribeira Lima surpreende pelos seus tons e contrastes. Pena é, que a encosta  que desce até à várzea minhota, esteja  completamente despida, em consequência dos últimos incêndios.
          De Santa Justa rompe-se na direcção do antigo fojo do lobo de Estorãos, cujas paredes já não existem e que não fica muito longe do caminho. Há que estar atento, para não descer demasiado na direcção do Cerquido e poder atalhar para a calçada medieval. Esta, sobe a encosta e termina na cumeada, não muito longe onde está a gruta da Srª. do Minho. Durante a subida, tivemos a companhia dalguns cúmulos, bem carregados, e que durante alguns minutos, descarregaram um misto de granizo e neve. Com céu limpo, o que não era o caso, a  paisagem  estende-se até às  cumeada da Peneda e Amarela.  Almoçamos abrigados junto à nova igreja.
          Prosseguimos  pela Chã Grande até ao Outeiro do Homem. A partir daqui, descemos por um caminho de pé posto que corre entre este outeiro e o Alto do Corisco, até à “ brandinha”. Chamamos-lhe assim, porque é um local onde há nítidos sinais de ter havido uma branda, à semelhança das outras serras do Noroeste Português. Ainda se identifica sem dificuldade, o curral e os cortelhos para abrigo dos pastores. O local está inserido no interior dum bosque onde passa um regato que vai engrossar o Regueiro dos Enxurros. Para lá chegar é necessário efectuar um desvio para NW a partir do trilho. Regressamos ao caminho inicial, apanhando de novo um misto de granizo e neve, desta vez mais intenso, mas de curta duração. Atravessamos outro afluente do  mesmo regueiro e continuamos até ao que resta da antiga casa da guarda da floresta, passando perto da  Porta da Vila.
          Regressamos à Montaria descendo até à Fonte da Cavada e continuando pela calçada que acompanha a Encosta do Curral.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário