terça-feira, 26 de março de 2013

Serra da Peneda

Arieiro, Bordença, Lama da Eira, Ferrada, Muranho, Alto da Derrilheira, Naia, Adrão, Arieiro.

Extensão do percurso …………………cerca de 15,8 km

Data………………………………………..…….2013.03.16
 
           Foi uma dura caminhada que tão cedo não esqueceremos. A ideia era subir ao Outeiro Maior, continuando até à branda da Urzeira. Depois veríamos qual o itinerário que escolheríamos, para baixar ao Arieiro. S. Pedro não esteve porém para os ajustes, mandando-nos um dia, que nem ao pior inimigo se deseja.
          Na Lama da Eira, as coisas complicaram-se, com os trilhos transformados em regatos, mas o pior estava para vir. Na base do Outeiro Maior, começou a nevar, mas como progredíamos abrigados não nos apercebemos do forte vento que se fazia sentir.
Ao abandonar a Ferrada para subir ao poulo do Muranho, começamos a ser fustigados por um vento forte que por vezes nos derrubava. As condições de progressão tornaram-se mais difíceis e a neve, projetada pelo vento que se fazia sentir, incomodava ao bater na cara, obrigando-nos a ter algumas precauções. E foi com estas condições e os 4ºC de temperatura, que atravessamos aquela branda, no sentido do topo do cabeço.
No alto da Derrilheira, prevaleceu o bom senso, que faz muita falta nestas situações e decidimos regressar ao ponto de partida por Adrão, atalhando onde era possível.


 
















 




Sem comentários:

Enviar um comentário